Consultoria Ambiental

O que é Consultoria Ambiental – A consultoria ambiental vem com a premissa de ajudar na tomada de decisão em diferentes situações de cunho ambiental. O consultor ambiental orienta o empreendedor na melhor maneira de interferir no meio ambiente, tendo em mente as demandas do cliente levando em conta a sustentabilidade e a legislação ambiental pertinente.

A André Borges “Engenharia e Consultoria Ambiental” é uma empresa que visa entender o funcionamento de uma determinada atividade e sua relação com os aspectos e impactos ambientais.

Por meio dessas atividades, a consultoria ambiental indica melhorias no processo produtivo do empreendimento, mitigação dos impactos negativos, maximização dos impactos positivos e planejamento dos investimentos do empreendedor.

Assim, o principal papel da consultoria ambiental é levar aos clientes informações sobre o processo produtivo, todo arcabouço legislativo e quais obrigações não estão sendo atendidas evitando assim autuações possíveis ou paralisação das atividades.

O que é Impacto Ambiental – De acordo com a Resolução CONAMA Nº 001/1986, considera que: “impacto ambiental qualquer alteração das propriedades físicas, químicas e biológicas do meio ambiente, causada por qualquer forma de matéria ou energia, resultante das atividades humanas que, direta ou indiretamente, afetam: I) a saúde, a segurança e o bem estar da população; II) as atividades sociais e econômicas; III) a biota; IV) as condições estéticas e sanitárias do meio ambiente e V) a qualidade dos recursos ambientais”.

O que é Meio Ambiente – De acordo com a Política Nacional de Meio Ambiente, (Lei Federal Nº 6.938/1981) em seu art. 3º, define que: “meio ambiente é o conjunto das condições, leis, influências e interação de ordem física, química e biológica, que permite, abriga e rege a vida em todas as suas formas” e de acordo com o art. 225 da Constituição Federal, “todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao poder público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações”.